Paramahansa Yogananda

Paramahansa Yogananda e seu mestre, Swami Sri Yukteswar

 

Paramahansa Yogananda nasceu em Gorakhpur, na Índia, no dia 5 de janeiro de 1893. Esse incomparável mestre teve uma infância notável, que indicou claramente que sua vida estava marcada por um destino divino. Sua mãe reconheceu isto e encorajou seus ideais nobres, assim como suas aspirações espirituais. Quando tinha apenas onze anos de idade, a perda de sua mãe, que ele amava acima de tudo neste mundo, tornou resoluta sua inerente determinação de encontrar Deus e de receber do próprio Criador, o amor divino desejado por cada coração humano. 

Paramahansa Yogananda logo se tornou discípulo de um dos gurus da linhagem de mestres de realização divina com quem tinha tido ligação desde seu nascimento, Swami Sri Yukteswar, que havia sido discípulo de Lahiri Mahasaya, mestre de seus pais. Quando Paramahansa Yogananda era ainda criança nos braços de sua mãe, Lahiri Mahasaya abençoou-o e previu: “Mãezinha, teu filho será um grande iogue. Assim como uma locomotiva espiritual, ele levará muitas almas ao reino de Deus”.

Quando, em 1920, Paramahansa Yogananda foi julgado pronto para começar sua missão mundial de disseminar a Ioga, a ciência libertadora da alma, Mahavatar Babaji, mestre de Lahiri Mahasaya, disse-lhe sobre a sua responsabilidade sagrada: “Você é aquele que escolhi para espalhar a mensagem da Kriya Yoga no Ocidente. Kriya Yoga, a técnica científica de realização divina, se espalhará enfim em todas as terras e contribuirá para a harmonização das nações através da percepção pessoal e transcendental do Pai Infinito, pelo homem”.

Paramahansa Yogananda iniciou sua missão na América como delegado ao Congresso Internacional de Liberais Religiosos, realizado em Boston em 1920. Por mais de uma década, ele viajou por toda a América, falando quase diariamente a multidões de audiências nas maiores cidades. Em 1920, fundou, em Los Angeles, a sede internacional de Self-Realization Fellowship, sociedade que tinha iniciado na Índia em 1917, como Yogoda Satsanga Society of India. A partir da sede internacional, os ensinamentos desse mestre são espalhados mundialmente, através de seus inúmeros livros e as lições impressas de Self-Realization Fellowship sobre a ciência da meditação Kriya Yoga e sobre a arte de viver espiritualmente.

No dia 7 de março de 1952, num banquete, oferecido em homenagem ao Embaixador da Índia, após proferir um discurso exortando a união de todas as religiões, Paramahansa Yogananda fixou o olhar no ponto entre as sobrancelhas e “entrou em mahasamadhi” – a saída consciente do corpo, de uma alma com realização divina, por ocasião da morte física.

Os esforços vitalícios do grande mestre para despertar as pessoas para a única Verdade fundamental que une todas as religiões e toda a vida, assim como sua contribuição singular em promover o processo de maior harmonia e entendimento entre o Oriente e o Ocidente, foram reconhecidos formalmente pelo Governo da Índia, no dia 7 de março de 1977, 25° aniversário de sua morte. Nesse dia, a Índia emitiu um selo comemorativo em sua homenagem, rendendo tributo a esse mestre, com estas palavras: “O ideal do amor por Deus e do serviço à humanidade encontrou expressão plena na vida de Paramahansa Yogananda. Embora tenha passado a maior parte de sua vida fora da Índia, ele tem seu lugar entre nossos grandes santos. Sua obra continua crescendo e brilhando sempre mais gloriosamente, atraindo pessoas de todo o mundo no caminho em direção ao Espírito”.

Fonte: https://omnisciencia.websiteseguro.com/loja/pop_resenha.php?codprod=OTkwNTA0NjY=&codautor=MTQ2OTI4

Deixe um Comentário